No próximo dia 16 de maio, a cidade de Brumado será palco do mutirão “Mães em Ação”, uma iniciativa da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) que visa oferecer atendimento jurídico gratuito a mulheres em situação de vulnerabilidade social. A ação acontece das 8h às 14h, no Colégio CEEP, localizado na Praça Maria Perpétua Cardoso Mangieri, s/n, Bairro das Flores.
A mobilização faz parte de uma campanha estadual realizada durante o mês de maio, período dedicado à valorização da maternidade. O foco principal do evento são demandas relacionadas ao direito de família, como pensão alimentícia, guarda e convivência, reconhecimento de paternidade, regulamentação de visitas e cumprimento de sentenças.
De acordo com a defensora pública Laíssa Rocha, coordenadora executiva das defensorias especializadas, o projeto busca fortalecer o acesso à justiça e à cidadania, principalmente para mães solo. “Queremos garantir assistência jurídica, socioassistencial e emocional a essas mulheres que enfrentam sozinhas os desafios de chefiar uma família”, afirmou.
Além dos atendimentos imediatos, o mutirão também tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de políticas públicas inclusivas que reconheçam e apoiem o papel das mães na construção de uma sociedade mais justa.