Na última terça-feira (9), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) lançou o edital do Vestibular Uneb 2026, oferecendo 5.974 vagas em cursos de graduação em todo o estado.
Do total, 4.219 vagas são para cursos presenciais, 600 para cursos EaD ofertados pela Uneb e 1.155 para cursos EaD pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O edital prevê reserva de 40% das vagas para negros e a concessão de 5% de sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com altas habilidades.
Inscrições e provas
As inscrições acontecem de 16 de setembro a 8 de outubro, exclusivamente pelo site vestibular2026.uneb.br. A taxa é de R$ 90 e deve ser paga dentro do prazo estabelecido.
As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2026. No site oficial, os candidatos encontram a relação de cursos, quadro de vagas, cronograma e toda a documentação exigida.
Isenção da taxa de inscrição
A Uneb também abriu edital de isenção da taxa de inscrição, que pode ser solicitada nos dias 16 e 17 de setembro. Podem participar estudantes concluintes ou egressos do ensino médio das redes públicas, inclusive por supletivo, além de servidores das universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) e seus dependentes.
O resultado da primeira etapa será divulgado em 19 de setembro. Já a etapa final ocorre nos dias 24 e 25 de setembro, com entrega da documentação. A lista definitiva de contemplados sairá até 1º de outubro.
Candidatos que não forem contemplados, mas desejarem participar do processo seletivo, deverão acessar o sistema, imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa.
