Águas do Rio São Francisco chegam ao Rio Grande do Norte

aguas-do-rio-sao-francisco-chegam-ao-rio-grande-do-norte
Águas do Rio São Francisco chegam ao Rio Grande do Norte

O Projeto de Integração do Rio São Francisco, que busca levar as águas do Velho Chico para os estados nordestinos que não são naturalmente cortados pelo rio avançou em mais um estado. As águas do Rio São Francisco cruzaram a divisa da Paraíba e chegaram ao Rio Piranhas, no Rio Grande do Norte. 

Nessa terça-feira (20), foram abertas as comportas da barragem de Oiticica, na cidade de Jucurutu, permitindo que o fluxo siga em direção à barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

O Rio Piranhas, no município de Jardim de Piranhas, é a porta de entrada do Velho Chico no sertão potiguar. A partir dele, a água do Projeto de Integração do São Francisco segue para a Barragem de Oiticica, em Jucurutu, num percurso aproximado de 30 quilômetros, e para a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do estado potiguar.

Esta etapa do projeto vai beneficiar milhares de pessoas, garantindo abastecimento de água, fortalecimento da agricultura familiar e melhores condições de vida, como destaca a Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. 

“Isso aqui representa sonhos e luta de gerações e gerações. E alguém como eu que sabe o que é a seca, vivenciar esse momento hoje, não tem dinheiro que pague. O que tem aqui é valor do ponto de vista humano, social. Essas águas aqui, isso é vida, é trabalho, é desenvolvimento, é cidadania, é respeito”.

Cidades abastecidas

No primeiro momento, a água será usada para reforçar o abastecimento das cidades servidas pela adutora Manoel Torres: Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando e Jardim de Piranhas. Mais adiante vai ser distribuída para Currais Novos, Florânia, Cruzeta, Acari e São Vicente. Quando todas as adutoras do Projeto Seridó estiverem operando, a cobertura vai atingir todos os 22 municípios norte riograndenses localizados no Seridó e na região da Serra de Santana.

Com o Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o Governo Federal destinou cerca de R$ 500 milhões para a recuperação e ampliação do Eixo Norte e Leste do Projeto de Integração.  A verba é para duplicar a capacidade de bombeamento da estrutura, como explica o  Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

“Vão ser instalado mais dois conjuntos de bomba em cada subestação, aumentando a capacidade de 25 para 50 metros cúbicos por segundo, no eixo norte aqui da transposição do São Francisco. E continuar com as obras de barragem, de adutoras e de canais, a exemplo do sistema do Seridó e também do Apodi. Então, até meados do ano que vem, basicamente, o Rio Grande do Norte vai estar com isso concluído, garantindo assim a integralidade de atendimento com a transposição do São Francisco”.

Segundo o Ministério, a duplicação da capacidade de bombeamento vai impactar cerca de 8 milhões de pessoas que residem em mais de 230 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

3:19

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
×

Converse com nosso time no WhatsAPP

×