Nesta quarta-feira, 23 de abril, a APLB-Sindicato de Brumado participou da Paralisação Nacional da Educação, um movimento que mobilizou profissionais da educação em todo o país em defesa da escola pública e de qualidade.
Em Brumado, a mobilização contou com uma caminhada que saiu de frente ao antigo Colégio Getúlio Vargas e seguiu até a sede da Prefeitura Municipal, com a participação de educadores e apoiadores da causa.
As principais pautas da manifestação foram:
– A luta contra a privatização da educação pública
– A regulamentação das 13 horas-aula
– A realização de concursos públicos nas esferas municipal, estadual e federal
– A defesa da não militarização das escolas públicas
Durante o trajeto, os manifestantes entoaram palavras de ordem, destacando a importância da valorização da educação e o respeito aos direitos dos profissionais da área.
A APLB reforça que a mobilização desta terça-feira integra uma ação nacional em defesa da educação pública, gratuita, democrática e de qualidade, que atenda às necessidades da população e respeite os trabalhadores da educação.
A APLB ressalta a importância da participação da Categoria pois a mesma , talvez por resquícios de governos passados ainda teme retaliações. Muitos conhecem a pauta da educação e não deram conta de que esta luta não é de interesse só dos trabalhadores da educação e sim de todos que precisam e valorizam o ensino público.
A APLB fez uma fala que atenta quando a privatização do ensino público acontecer muitas prefeituras irão sofrer perdas de verbas milionárias que sustentam e garantem muitos gestores e políticos no poder, esta marcha nacional da educação deveria ter maior participação da comunidade e liberação dos profissionais,pois se diminuir verbas e privatizar educação não haverá cargos públicos relacionados a esta pasta tão importante e valorizada por muitos e principalmente em palanques de governos e de futuros cargos políticos.
A APLB agradece aos que caminharam e os que nos escutaram durante nossa caminhada num dia tão importante para educação pública.
Foto Divulgação: APLB Brumado