Neste domingo (06), a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) reforçou as ações educativas da campanha “Pista Não É Pasto”, com o objetivo de conscientizar condutores e usuários das rodovias estaduais sobre os perigos dos animais soltos nas pistas — uma das principais causas de acidentes na região.
Com o aumento do fluxo de veículos durante o período de festas juninas, a unidade alerta para a necessidade de atenção redobrada ao volante. A campanha orienta que a circulação de animais nas vias só é permitida quando feita de forma controlada, por um guia, com rebanhos divididos em grupos moderados e devidamente espaçados, sem obstruir o trânsito.
A presença de animais deve ser restrita ao bordo da via e sempre sob supervisão. A CIPRv destaca ainda que, segundo a legislação, o proprietário ou responsável por animal solto pode ser responsabilizado por acidentes causados, salvo se comprovar culpa da vítima ou caso de força maior.
Deixar animais soltos ou sob o cuidado de pessoas inexperientes, sem os devidos cuidados, é considerado crime e coloca vidas em risco.