O Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Brumado se reuniu nesta quarta-feira (22) para debater as ações positivas desenvolvidas pelo órgão. Em parceria com o Instituto Federal da Bahia (Ifba), o Conseg tem viabilizado cursos voltados à ressocialização dos internos do Conjunto Penal.
A presidente do conselho, advogada Carol Amorim, destacou que a atual gestão tem mantido um olhar atento e cuidadoso para a unidade prisional, que possui uma população carcerária significativa. Segundo ela, “não há como falar em segurança pública sem pensar em presídio e ressocialização, e não há ressocialização sem trabalho e estudo”.
Por meio da parceria com o Ifba, foi implantado um projeto educacional no Conjunto Penal, que já oferece um curso básico de inglês aos internos. “Temos certeza de que conquistaremos mais cursos e parcerias para garantir direitos à comunidade carcerária de Brumado”, afirmou Amorim.
Além disso, o projeto “Conseg vai às escolas” já foi iniciado na cidade. A iniciativa prevê palestras em quatro escolas municipais — Clarice Moraes, ACM, Idalina e CMEAS — com temas como violência nas escolas, bullying e violência sexual. “Queremos alertar, esclarecer e orientar nossos estudantes”, concluiu a presidente.
