Dois homens morreram na manhã desta quinta-feira (12) após confronto com a Rondesp Sudoeste em Brumado, no sudoeste da Bahia. A ação ocorreu na Fazenda Quebra Pratos, na zona rural do município, durante operação com apoio do setor de inteligência da FICCO.
De acordo com informações da Polícia Militar, as equipes realizavam patrulhamento tático após denúncia de que dois suspeitos de envolvimento em homicídios estariam escondidos em uma propriedade rural, armados e ameaçando moradores da região. Ao se aproximarem de uma área de mata, os policiais teriam sido recebidos a tiros, havendo revide à injusta agressão.
Durante o confronto com a Rondesp Sudoeste em Brumado, os dois homens foram atingidos. Eles chegaram a ser socorridos ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, mas não resistiram aos ferimentos e evoluíram a óbito.
Os mortos foram identificados como Sinval Novais de Jesus, morador do bairro Malhada Branca, em Brumado, e Reinaldo Júnior Novaes Sanches, natural de Livramento de Nossa Senhora. Segundo a polícia, Sinval possuía mandado de prisão em aberto por homicídio, decretado no último dia 28 de janeiro de 2026. Ele já havia sido apontado como suspeito de participação em um crime ocorrido na região da Lagoa da Pedra.
Já Reinaldo Júnior estava foragido do sistema prisional após não retornar da saída temporária de Natal. Conforme a polícia, ele acumulava passagens por roubo, furto e desacato.
Ainda segundo as informações divulgadas, os dois seriam integrantes de uma facção criminosa com atuação na Bahia e ligação com o grupo conhecido como Comando Vermelho/TD2. Eles também são investigados por possível participação na execução de um homem conhecido como “Gegeu”, ocorrida no bairro Urbis II no mês passado. Uma arma do mesmo calibre utilizado nesse homicídio foi encontrada no local e passará por perícia.
Durante a ocorrência, foram apreendidos:
-
01 pistola Taurus 838 calibre .380 com numeração suprimida;
-
01 carregador de pistola calibre .380;
-
01 revólver calibre .32;
-
04 estojos calibre .32;
-
01 porção de substância análoga à cocaína.
A polícia informou ainda que, já na unidade hospitalar, uma profissional de enfermagem encontrou uma porção de cocaína no bolso de um dos suspeitos e entregou o material à guarnição.
Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado. O caso foi registrado como Morte por Intervenção Legal de Agentes do Estado (MILAE) e será acompanhado pelos órgãos competentes.
