Dirigido pelo cineasta Vinícius Pessoa, o documentário O Silêncio das Palmas estreou na última quinta-feira, 1º de maio, nas telonas do Centerplex Cinema, em Vitória da Conquista, e na Sala de Arte – CineMAM, em Salvador. A produção é da Retratos Filmes, em coprodução com a Ato3, duas importantes produtoras de cinema da região Sudoeste da Bahia.
A estreia fez parte da programação oficial do 3º REC Conquista, evento que valoriza e promove o cinema feito fora dos grandes centros urbanos. Com distribuição da Umbuzeiro Filmes, O Silêncio das Palmas narra a emocionante história de uma família circense que precisou se reinventar para sobreviver ao isolamento social durante a pandemia da covid-19.
🎪 Circo, memória e resistência
O filme foi gravado em Brumado, e surgiu a partir do encontro do diretor com um circo que teve que interromper suas atividades por causa da falta de público. Sem apresentações e sem renda, os artistas passaram a vender ovos de porta em porta para manter o sustento. “Encontrei um circo parado e uma história viva pedindo para ser contada”, afirmou Vinícius Pessoa.
Mais do que mostrar os efeitos da pandemia sobre o setor cultural, o documentário mergulha na vida daqueles que enxergam o circo como um verdadeiro modo de vida. Essa foi a primeira experiência do cineasta com um longa-metragem documental. Vinícius também assinou o roteiro, montagem e direção da obra.
Com esse lançamento, o diretor – que também é cofundador da Retratos Filmes – estreou no circuito comercial de cinema. Em sua trajetória, ele já dirigiu os curtas Passarinho (2020) e Retratos de um Adeus (2021), além do longa de ficção Ambrosia: o Manjar dos Deuses (2024).
🎟️ Ingressos
Em Vitória da Conquista, os ingressos estavam disponíveis na bilheteria do Centerplex Cinema e no site oficial do cinema. Também foi possível garantir entrada gratuita por meio de um formulário online. Em Salvador, os ingressos para as sessões no CineMAM foram vendidos a R$ 5,00.
🎥 Sobre a Umbuzeiro Filmes
A distribuição do documentário foi realizada pela Umbuzeiro Filmes, um coletivo formado por sete produtoras da região de Vitória da Conquista: Ato3, Catingueira Filmes, Dominó Produções, Filipe Sobral Produções, Licuri Produções, Remendo Produções e Retratos Filmes. A distribuidora foi criada com a missão de fortalecer o cinema feito no interior, promovendo uma produção audiovisual mais diversa e representativa.
A produção foi contemplada pelo Edital Paulo Gustavo Bahia e contou com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo — uma iniciativa do Ministério da Cultura para apoiar emergencialmente o setor cultural.