Um novo sítio com pinturas rupestres foi identificado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), no interior do Estado do Maranhão. O arqueólogo da Superintendência do Iphan maranhense, Cleberson Carlos, participou de uma expedição, entre os dias 11 e 15 de agosto, para fiscalizar a chance de existirem sítios com registros rupestres na região de São Domingos do Maranhão.
A literatura arqueológica já apontava, desde 1985, a possibilidade de espaços históricos naturais. A expedição confirmou três sítios com pinturas rupestres já descritos anteriormente – Abrigo Bacupari, Casa de Pedra e Cocal de Dentro – e identificou ainda um novo sítio, com gravuras, denominado Casa de Pedra do Gleison, localizado na área de uma fazenda, que fica na Comunidade Tranqueira, em São Domingos do Maranhão.
Conservação da área
A equipe do Iphan destaca que ao longo dos anos, é o proprietário da fazenda que tem se dedicado à conservação da área, afastando possíveis vândalos e desenvolvendo, em parceria com as escolas locais, importantes ações de educação patrimonial no município.
Nos quatro sítios fiscalizados, as pinturas rupestres são feitas com pigmentos aplicados sobre a rocha, enquanto as gravuras rupestres são imagens incisas ou entalhadas diretamente na rocha.
Segundo o arqueólogo, o Abrigo Bacupari é o que apresenta os registros mais preservados. Já os sítios Casa de Pedra e Cocal de Dentro apresentam apenas resquícios mínimos das pinturas.
Os quatro sítios têm em comum o fato de estarem inseridos em formações de rocha arenítica.
Alerta do Iphan
O Iphan orienta que caso alguém localize um possível achado arqueológico, não divulgue amplamente em redes sociais, pois a divulgação prematura pode atrair curiosos, vândalos e causar danos ao local. As medidas iniciais são utilizar o GPS do celular para saber a localização exata de onde está a pintura ou gravura ou, caso não tenha não esteja com o telefone ou nenhum dispositivo de coordenadas, prestar atenção em elementos da paisagem como árvores, montanhas, estradas para poder localizar o achado posteriormente. O procedimento seguinte é informar a descoberta ao escritório técnico do Iphan mais próximo.
2:26