Vitor Bonfim apresenta moção de pesar na ALBA pela morte do coronel Lira

Foto: AscomALBA

O deputado estadual Vitor Bonfim (PV) apresentou uma moção de pesar na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em homenagem póstuma ao coronel baiano Inácio Paz Lira Júnior, conhecido como coronel Lira. O oficial faleceu em um acidente de trânsito ocorrido no dia 8 de janeiro, na BA-263, no trecho entre os municípios de Itapetinga e Itambé.

Na moção, o parlamentar destacou a trajetória marcada pelo compromisso institucional, ética e atuação humanista do coronel Lira, que dedicou 38 anos de sua vida à Polícia Militar da Bahia, passando para a reserva em 2018. Segundo Vitor Bonfim, o oficial deixou um legado de liderança, integridade e relevantes contribuições à segurança pública e à sociedade baiana.

O documento ressalta que o coronel iniciou sua formação militar em 1982 e possuía sólida formação acadêmica, com graduação em Administração de Empresas, Direito e Educação Física, além de especializações em Segurança Pública e pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Ao longo da carreira, exerceu funções estratégicas, como gestor da Bahia na Operação Divisa Segura, ajudante de ordens do governador do Estado, subchefe do Centro de Educação Física da PMBA, delegado de Polícia em Matina e diretor-geral do Colégio da Polícia Militar em Vitória da Conquista.

Vitor Bonfim também destacou que o coronel Lira foi fundador da antiga Caesg, atual Cipe Sudoeste, idealizador e fundador do 17º Batalhão da Polícia Militar e primeiro comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste, entre 2015 e 2018, período em que contribuiu de forma decisiva para o fortalecimento da unidade. O oficial ainda comandou e atuou em cidades como Guanambi, Ipiaú, Itapetinga, Macaúbas, Itabuna, Juazeiro, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Além da carreira militar, a moção relembra sua atuação como secretário municipal em Guanambi e, após a reserva, como consultor de prefeituras das regiões sudoeste e sul da Bahia, contribuindo para a melhoria da gestão pública, além de atuar como professor no Curso de Formação de Soldados.

Ao concluir a homenagem, o deputado manifestou solidariedade aos familiares, amigos, colegas de farda e à comunidade de Guanambi, ressaltando que a memória do coronel Lira permanecerá como exemplo de serviço, profissionalismo, respeito e humanidade dedicados ao povo baiano.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
×

Converse com nosso time no WhatsAPP

×